segunda-feira, 5 de abril de 2010

ORTODONTIA E IMPLANTODONTIA : ciências essenciais para a reabilitação da boca!!!

 De todas as áreas que envolvem a odontologia hoje em dia, duas merecem destaque especial, são elas a Ortodontia e a Implantodontia; porque apresentam uma evolução constante e possibilitam tratamentos com uma ótima qualidade estética e funcional (fatores essenciais para o sucesso e durabilidade nos tratamentos).
A Ortodontia efetua a correção de dentes através do uso de vários tipos de aparelhos ortodônticos. O mau posicionamento dentário pode causar por exemplo, problemas na articulação têmporo-mandibular (ATM), que são aquelas pessoas que possuem dores de cabeça constantes, estalos ao abrir a boca e já percorreram muitos consultórios médicos até concluir que o problema era causado por uma interferência de mau posicionamento dentário.
Muitas vezes, a origem desses problemas ocorrem por perda de um ou mais dentes, num período precoce. O osso onde não há mais dente, vai “diminuindo”, assim como o espaço para este dente, pois os dentes vizinhos vão “se fechando”.
A Implantodontia atua na reposição do dente no local do dente perdido. Para isso, é realizada a colocação de um implante dentário, isto é, um “parafuso” de titânio é colocado para substituir a raiz do dente perdido e dar suporte a uma nova coroa dentária, agindo como um novo elemento sem desgastar ou agredir os dentes ao seu lado.
Porém, apesar de parecer simples, todos os tratamentos para terem sucesso, têm que ser bem planejados e executados. Por isso, sempre é indicado, a procura por um especialista na área, que saberá lhe indicar o tratamento mais adequado para que os resultados sejam alcançados com excelência! 
 
 Reabilitação finalizada em junho de 2006, paciente M. V., 2 anos e 3 meses de tratamento.