quinta-feira, 12 de maio de 2011

Caiu e o dente da frente saiu inteiro...

Se isso acontecer com alguém que você conhece (ou com você)...saiba como proceder PARA FAZER UM REIMPLANTE DE DENTE



Nos casos de quedas e batidas, normais na adolescência, e ainda nos acidentes de automóvel, que estão cada vez mais comuns nos dias de hoje, costumam acontecer perdas de um ou alguns dentes. Nos casos em que eles foram somente avulcionados, ou seja, sem fratura principalmente da raiz, a reimplantação não só é possível, como na maioria dos casos constituem-se solução para mantê-lo útil por muitos e muitos anos. Qualquer que seja a situação ela deve ser tentada, porque este procedimento além da possibilidade de sucesso, preserva tecido ósseo, que será importante, caso sejam necessárias outras tentativas de reposição do dente no futuro. Esta reimplantação é a reposição de um dente por trauma, em seu alvéolo, depois de alguns procedimentos. O primeiro do próprio paciente. Deve-se colocar o dente em soro fisiológico ou leite, ou simplesmente coloque-o embaixo da língua, considerando que a boca é seu habitat natural. Isto feito, entre em contato imediato com seu Dentista, por telefone para que ele lhe passe as primeiras orientações.

então siga os passos:
  • Fique calmo
  • Localize o dente
  • Segure o dente pela coroa - nunca pela raiz
  • Remova cuidadosamente algum resíduo estranho ao dente e da área de reimplante. Observe se existe alguma fratura na raiz. Se não houver, tente recolocar o dente no lugar.
  • Como alternativa: mantenha o dente úmido num copo com soro fisiológico ou com leite.
  • Se não, o dente deve ser colocado na boca junto à bochecha (tomando cuidado para que não seja engolido).
  • Não faça a limpeza do dente, nem escovando vigorosamente, nem usando algum agente de limpeza (sabão, detergente etc.).
  • Procure o dentista imediatamente de preferência até 30 minutos após o acidente.
  • O sucesso de reimplante do dente depende das medidas que forem tomadas após o acidente.
Alguns o indicarão a verificar se houve fratura do alvéolo, e caso não houver, que tome o dente, segurando pela coroa, e reinserido o dente no seu alvéolo original. Este dente perderá a membrana periodontal, sendo com isto anquilosado no próprio osso que o circunda, constituindo-se este osso a sua nova modalidade de fixação. A resposta natural do organismo ao trauma é a reposição óssea no local, o que colabora para a nova fixação do dente. Para aumentar as chances de êxito, normalmente os Dentistas procedem à sua imobilização, unindo-o aos dentes vizinhos com o objetivo de que não ocorram movimentos durante o período em que esta anquilose estiver se processando. Assim esclarecido, você poderá ajudar a outros que passarem por esta situação. Outra recomendação é que tenha, em sua agenda pessoal, o telefone, inclusive e principalmente o celular, de seu Dentista, para o mesmo poder ser acionado em caso de emergências como esta. Caso a pessoa que você esteja socorrendo não tenha como se comunicar com seu Dentista, ofereça o telefone do seu, porque, nestes casos, quanto antes for feita a reimplantação do dente avulsionado, melhores serão as perspectivas para que a tentativa dê certo.

Entre perder um dente e tentar salvar o seu, reimplantando-o, a primeira vantagem é de ordem econômica, já que um dente perdido terá que ser reposto com um implante, envolvendo não só a despesa com a implantação, mas também os custos da prótese que terá que ser confeccionada sobre este implante. Outra vantagem é não correr riscos quanto a acertar a forma e a cor natural do dente. Lembre que, na tentativa de reimplantação, o que estará sendo colocado é seu próprio dente, que seu organismo sempre aceitará melhor do que uma prótese. No caso de próteses convencionais, para sua colocação terão que ser desgastados os dentes vizinhos, para dar suporte à coroa do dente perdido, coisas que não acontecerão na reimplantação.

Seu próprio Dentista é a pessoa mais indicada para tentar a recolocação do seu dente no lugar, porque apesar do tamanho do trauma, os procedimentos necessários são simples, tais como um tratamento de canal e uma imobilização. Outra razão para fazer a tentativa é o fato de os dentes avulsionados serem normalmente os dentes da frente, justamente por terem uma só raiz tem menos estabilidade que os de trás e por isso, são mais fáceis de serem colocados novamente em seu alvéolo. Se o dente que saiu do lugar ficou em sua boca e não caiu no chão, você mesmo pode colocá-lo no alvéolo e então procurar seu Dentista.

30 comentários:

  1. tive um impacto no meu dente levei uma pancada na boca o dente foi para traz depois eu arrumei e esta aki super sensivel tem alguma possibilidade de cair?!! ogada desde agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o ideal se o dente continuar sensível ou com mobilidade é procurar um dentista para que, através de exames de rx e das estruturas de suporte do dente, avalie a gravidade do ocorrido, somente assim pode ser dado um prognóstico mais definitivo!

      Excluir
  2. COMECEI UM CANAL NO DENTE FIZ O BURACO DO CANAL, E NUNCA MAIS FUI PRO DENTISTA, ENTAO, HOJE TENTEI ABRIR UM FRASCO COM A BOCA E MEU DENTE CAIU NO CHAO, E FOI LOGO O DENTE DA FRENTE, CAIU TODO SO FICOU A RAIZ, GUARDEI O DENTE E COLOQUEI NO LEITE, MAIS COMO HOJE É FERIADO NÃO TIVE COMO IR AO DENTISTA. OQUE FAZER ? QUAIS SERÃO OS PROCEDIMENTOS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua atitude foi correta em guardar o fragmento.
      Bem, neste caso onde quebrou o dente mas a raiz ficou...você teve uma "fratura da coroa do dente"; você deve procurar o dentista com o fragmento do dente para ele avaliar se vale a pena tentar reposicionar e colar o fragmento ou se será necessário fazer um pino na raiz e colocar uma coroa(de porcelana ou acrilico) neste dente ou ainda em último caso, se quebou o dente muito profundamente ou trincou a raiz...pode ser necessário a remoção da mesma

      Excluir
  3. eu levei um tombo de cara no chao entao dois dentes da frente caiu com raiz mais nao coloquei em nada para deixalo umido entao fui ao dentista e ele implantou o mesmo dente ele disse q tem 40 %de chance de o dente colar denovo essa informaçao ta certa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, um dos fatores primordiais é o tempo em que o dente ficou fora da boca até ser reimplantado... mais do que meia hora diminuem significativamente as chances. Mas os fatores como contaminação também influenciam negativamente, portanto é difícil falar exatamente em porcentagem, até porque existe uma variação entre as pessoas, fatores como a idade faz variar bastante o prognóstico. Então o correto é acompanhar radiografando os dentes de tempos em tempos para verificar o sucesso ou não da reimplantação!

      Excluir
  4. meu dente saiu todo , coloquei ele no leite e fui ao dentista ele recolocou o dente e colou ele em outro. Ja tem uns 2 anos que isso aconteceu, o dente esta normal, porém ele ficou desalinhado com relaçao ao outro, será que eu posso fazer um tratamento ortodontico "usar aparelho" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se faz necessário nesse caso, uma análise com RX e avaliação clinica para ver se o ligamento periodontal, que é o que liga o dente ao osso, se refez normalmente; neste caso pode movimentar o dente. Caso contrário o que pode ter ocorrido é uma anquilose, isto é, o osso entorno do dente grudou diretamente na raiz e isso impede a movimentação do dente, nesse caso deverá ser adotada outra conduta ao invés de aparelho ortodontico, como uma restauração com resina ou até memo prótese, sempre sob supervisão de um profissional que vai lhe indicar uma ou mais soluções adequadas!

      Excluir
  5. sem querer levei uma cotovelada no dente ele entortou do lado tem jeito de voltar ao normal o que faço me ajuda obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidi, olha, pra ter deslocado seu dente do lugar, provavelmente ou deve ter fraturado um lado da tabua ossea que segura o dente ou a própria raiz em ambos os casos será necessário procurar um dentista, a boa notícia é que provavelmente terá como recolocar o dente em posição. Deslocar o dente é melhor do que nos casos em que ele cai totalmente!

      Excluir
  6. Olá Doutor,há dois meses fiz um implante e agora estou sentindo grande sensibilidade e bastante mobilidade neste dente ,gostaria de saber se tem solução para este problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, olha, você disse que o dente está com mobilidade, então existe basicamente duas opções; ou a coroa do dente está solta e provocando uma inflamação da gengiva ao redor do dente (neste caso é só procurar o dentista para ele reapertar o dente contra o parafuso do implante)... ou o parafuso do implante pode não ter se integrado ou grudado ao osso (rejeição) e pode ser necessário remover o Implante, deixar cicatrizar e refazer posteriormente após apurar as possíveis causas do insucesso. Espero ter esclarecido alguma dúvida e para resolver procure orientação do seu dentista ok!

      Excluir
  7. OI, meu nome e thyago tenho 18 anos e ja uzei aparelho meus dentes estavão perfeitamente alinhas ate q eu sofri uma queda e kebrei 4 dentes e 1 deles entortou muito quaze 1 centimetro para traz e um pouquinho para o lado foi o dente da frente q entortou, na sua opnião tem como voltar o dente para o lugar com aparelho dnv ou tem riscos do dente n voltar mais? faiz 4 dias q aconteceu o acidente

    ResponderExcluir
  8. Thyago, é necessário avaliar através de raio-x e exame clínico se a raiz e o nervo do seu dente não foram muito afetados, geralmente se consegue com aparelho recolocar o dente no local sim!

    ResponderExcluir
  9. Oi, meu nome é Adriana, tenho 32 anos, bati a boca e meu dente da frete soltou da raiz, não chegou a sair totalmente do lugar, só desceu um pouco, na hora empurrei ele para o lugar e corri para o dentista, não fraturou a raiz, e ele colocou uma contenção. Já fazem duas semanas, mas ainda sinto sensibilidade, principalmente na hora da escovação, como se estivesse mole. É normal, quanto tempo leva para ele colar novamente na raiz? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nesse caso se faz necessário um acopanhamento clínico e radiográfico para ver dois pontos: 1-se há necessidade de tratar o canal(pois se infecçionar dificulta ou impede a reimplantação) e 2-se não irá ocorrer reabsorção da raiz ; o seu dentista é que deve marcar essas consultas de acompanhamento conforme a conduta que ele achar adequada e no intervalo de tempo que ele julgar necessário, é sempre interessante você manter ele informado sobre qualquer alteração ok!

      Excluir
  10. Gostaria de saber como e feito o procedimento quando quebra o dente e o pedaço que ficou na boca fica mole mole, qual vai ser o tratamento pra isso ? Corro o risco de ficar sem o dente no local ?
    Agradece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, se for um pedaço que não afetou o nervo do dente ele pode simplesmente ser recolado, agora se este pedaço chegou até o nervo pode ser necessário fazer o tratamento do canal; ou se ele quebrou pra dentro da gengiva por exemplo, tem que avaliar até que ponto ele quebrou, se foi muito fundo na raiz pode sim ser necessário a remoção e colocação de implante.

      Excluir
  11. Ha 16 anos fiz um canal no dente da frente, com o passar do tempo ele ficou amarelado,ontem comendo um pão ele quebrou todo so ficou a raiz, qual procedimento do dentista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom primeiro é avaliar a raiz que sobrou do dente, isto é, se ela tiver legal pode ser feito um pino para suportar uma capa ou dente de porcelana ou acrílico (pivô), caso contrario o implante é a melhor saida!

      Excluir
  12. Dr. Juan, ontem (08/04/13) minha filha sofreu uma queda e perdeu 4 dentes com a raiz, socorri de imediato e os dentes foram colocados no leite, no prazo de 40 minutos os 4 dentes estavam reimplantados. Gostaria de saber qual a possibilidade do ligamento periodontal ser refeito pelo organismo, e qual o tempo correto para saber se existe a necessidade de tratar o canal dos dentes. Se for o caso, gostaria de leva-la ao seu consultório para uma segunda opinião,obrigada, Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, bem é o seguinte, antes de meia hora seria o ideal em termos de probabilidade, pois as chances diminuem após esse tempo mas 40 min geralmente é um tempo bom e existe sim chance de reimplantar o periodonto. Porém outros fatos devem ser avaliados como, contaminação dos dentes, manipulação destes, tipo de contenção realizada, tipo de fratura que ocorreu no osso remanescente e Idade da paciente (reimplante de dentes é para dentes permanentes); somente o tempo vai dizer e é necessário acompanhamento com rx para avaliar. Quanto a realização do tratamento de canal, deve se avaliar a resposta clinica do dente e aspecto radiográfico, mas o normal é ter que realizar nestes casos (onde o dente saiu por completo) e o ideal é não demorar muito pois há o risco de infecçionar. Estamos a disposição! Atenciosamente Dr Juan

      Excluir
  13. Ola estou muito angustiada, pois fui ao dentista para ela verificar a possibilidade de por aparelho ela viu minha panoramica e disse que devido a pancada q tive aum ano atras a raiz estava afetada e que poderia ter q fazer canal antes de por aparelho, mas nao tenho canal em nenhum dente e nao queria ter q fazer canal para colocar aparelho, gostaria de saber se isso eh veifico e se ha possibilidade de colocar aparelho sem ter q fazer canal?grata(meus dentes nao doem e nao escureceram com a pancada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, se o dente estiver com a polpa ou o nervo morto, tem que fazer o canal pois o dente terá a tendência de doer pois vai infeccionar...mas ninguém pode prever quando. existe alguns testes que os dentistas fazem para saber da condição do nervo(mais usado é o teste térmico). Se houver a necessidade de canal deve ser feito antes do aparelho(preferencialmente) pois a movimentação do dente pode acelerar o processo de inflamação e infecção do dente ok

      Excluir
  14. Tive um acidente de moto e caiu os 8 dentes da frente, fiz a cirurgia e recoloquei todos, depois fiz canal. Esse acidente já tem 7 anos, ainda tem possibilidade de ter rejeição? Meus dentes podem cair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é fazer um acompanhamento anual por raio X para verificar a possivel reabsorção das raízes... Risco de dar problema infelizmente sempre existirá.. Mas pode ser que nunca de problema!

      Excluir
  15. fiz um tratamento de canal no dente da frente já faz uns 8 anos,hoje meu dente caiu inteiro, e eu coloquei ele de volta no lugar, será que ele afirma de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu procedimento a principio foi certo mas somente um dentista avaliando clinicamente e com rx parq responder sua pergunta!

      Excluir