segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

Dizem os entendidos, que não adianta viver muito sem qualidade de vida. Que o ideal é uma vida saudável, com total aproveitamento. Outros dizem que somos o que comemos e que grande parte dos problemas do nosso corpo estão relacionados, não só com os alimentos ingeridos, como também com o tipo de digestão que fazemos. Esta começa indiscutivelmente pela boca. É na mastigação que se define o maior ou menor esforço a que será submetido todo o aparelho digestivo. Para tanto, é importante mastigar bastante e bem. Se o mundo moderno não nos permite mais mastigar muito, pelo menos que o façamos bem. Por este motivo, são necessários todos os dentes, em boa posição e estado. Falar, beijar, tocar algum instrumento, assobiar, cantar e sorrir são algumas atividades importantes para a qualidade de vida, que dependem da boca e do bom estado de seus dentes e que podem levá-lo ou não, a uma melhor qualidade de vida.
Os problemas mastigatórios que resultam em uma digestão sobrecarregada são decorrentes de uma articulação (maneira com que os dentes dos dois maxilares se encaixam durante o ato de mastigar) inadequada ou insuficiente. Muitas vezes a pessoa nem desconfia que convive com esta limitação, não percebendo que todos os dentes não se tocam adequadamente na mastigação e convivem por anos com limitações que poderiam ser resolvidas com procedimentos simples, que envolvem reposicionamento de alguns dentes através de placas de mordida usadas por algum tempo, normalmente durante a noite. Noutros casos, a solução é refazer o formato de alguns dentes para permitir que todos se encaixem melhor. Alguns poucos casos necessitam de tratamento mais complexo.
Afora uma digestão mais saudável, que muitas vezes permite diminuir naturalmente o tamanho da barriga, pelo simples fato de não colocar o aparelho digestivo em sobrecarga, uma boa digestão melhora o desempenho no período da tarde, principalmente nas primeiras horas após o almoço. Outra vantagem do tratamento, para os que têm estes problemas é eliminar o ranger dos dentes no período noturno, que pode acarretar outras conseqüências maiores, eliminando, nos casos mais adiantados, dores conseqüentes de má posição dos maxilares e dentes no ato de sua articulação. Uma boa oclusão (correto encaixe dos dentes nos dois maxilares) além das vantagens mastigatórias, permite um falar mais espontâneo e movimentos mais harmônicos de toda a estrutura facial.
Quando perceber ou observar que seus dentes não estão encaixando direito uns com os outros, ou sentir que tem dor ou cansaço na mastigação ou ainda quando seu Dentista clínico geral recomendar uma análise mais detalhada de sua articulação temporo-mandibular, é sinal de que você deve procurar um especialista para identificar melhor o seu problema e tratá-lo.