terça-feira, 19 de março de 2013

Quando a criança range os dentes



 

Por que meu filho range os dentes?

Ainda não se sabe exatamente por que as crianças rangem os dentes, mas os especialistas costumam associar o hábito a alguns fatores, como tensão ou estresse, dor (de ouvido ou pelo nascimento dos dentes, por exemplo) e problemas de oclusão (quando os dentes não se "encaixam" direito).

Há quem diga que a alergia pode influenciar, e até a presença de parasitas, como lombrigas, mas não há nenhuma prova científica de que haja relação entre esses fatores e o ranger de dentes.

Antes de se assustar, porém, saiba que muitas vezes a origem do barulho é bem mais inofensiva: a criança está apenas se acostumando à presença dos dentes na boca.

Estudos mostram que a tendência a ranger os dentes (também chamada de bruxismo) é maior se os pais também fazem a mesma coisa. E a criança tem mais chance de ranger os dentes se costuma falar dormindo ou babar.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Dentistry for Children, cerca de 38 por cento das crianças rangem os dentes. Em média, o hábito aparece aos 3 anos e meio, e permanece até os 6, embora gente de todas as idades ranja os dentes. Quase sempre, o ranger de dentes acontece durante a noite.

Ranger os dentes é prejudicial?

Na maioria dos casos, não. É muito pouco provável que seu filho consiga prejudicar os dentes fazendo isso, e é grande a chance de ele abandonar logo o hábito. Mas vale a pena mencionar o caso para o dentista, para que ele examine bem os dentes para ver se eles não estão se desgastando pelo atrito.

Há algo que eu possa fazer para acabar com isso?

Apesar de o barulho ser muito estranho, o melhor a fazer é esperar essa fase passar. Em todo caso, vale a pena investir num ritual bem tranquilo para a hora de dormir.

Caso seu filho esteja com dor de ouvido ou com os dentes nascendo, você pode dar a ele a dose correta de analgésico, conforme prescrita pelo médico, para aliviar o desconforto. Lembre-se de que nunca se deve dar aspirina a crianças.

Para crianças mais velhas, o dentista pode recomendar uma placa feita sob medida, uma espécie de aparelho, que protege os dentes. Mas essa alternativa só é utilizada quando a criança já tem alguns dentes permanentes, a partir dos 6 anos.
FONTE:

http://brasil.babycenter.com/a3400230/quando-a-crian%C3%A7a-range-os-dentes?scid=br_pt_bulletin_all_toddler#ixzz2Nyu19tVm

quarta-feira, 6 de março de 2013

Beber vinho pode danificar os dentes...

Os tintos mancham, mas os brancos, por serem mais ácidos, podem ter uma ação ainda mais prejudicial Dentistas e pesquisadores cada vez mais têm chamado a atenção para os efeitos danosos do vinho sobre os dentes
 
 
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
 
Degustar um bom vinho é um prazer insubstituível para muitos. Mas se você é daqueles que não passa um dia sem erguer uma taça da bebida ou mesmo se for um apreciador apenas nos fins de semana , fique atento. Dentistas e pesquisadores cada vez mais têm chamado a atenção para os efeitos danosos do vinho sobre os dentes. O problema não é apenas estético, com as manchas provocadas pelos pigmentos presentes nos vinhos tintos. O branco, por ser mais ácido, tem uma ação ainda mais danosa à superfície dos esmaltes, alerta o especialista em odontologia estética Newton Fahl Jr. — A erosão acontece porque o vinho branco causa a desmineralização do dente, ou seja, a perda de cálcio. Além disso, depois de beber o vinho, ao escovar os dentes, naturalmente ocorre um processo abrasivo, acentuando o desgaste e deixando, com o tempo, um aspecto de dentes envelhecidos — explica Fahl Jr. Em casos extremos, pacientes que apresentam exposição do colo do dente (entre a coroa do dente e a raiz) podem sofrer lesões múltiplas. Segundo o especialista, o problema ocorre porque o ácido age sobre a dentina, pequenos túbulos que fazem a conexão da parte interna com a parte externa do dente. Esses tubos são abertos, permitindo uma comunicação microscópica, mas direta, o que gera sensibilidade. Nesses casos, o tratamento indicado é a restauração do dente com enxertos gengivais para recobrir a área exposta, restaurações com resinas compostas, ou por ambos. — Se a exposição for pequena e houver sensibilidade ao ácido do vinho, podemos realizar uma vedação dessa área, com um verniz especial ou por procedimentos de obturação nos túbulos — diz Fahl Jr. Para as manchas causadas pelos tintos, a principal opção para quem busca resultados em curto prazo é o clareamento feito no consultório, com o uso de equipamentos sob a ação de géis com uma concentração maior de peróxido. Mas o procedimento não é indicado para pacientes que tenham sensibilidade. — Deve ser feito com muita parcimônia, pois pode resultar em degeneração irreversível do dente — enfatiza Fahl Jr, ressaltando que são necessárias pelo menos três sessões, de 45 minutos a uma hora, para o tratamento ter eficácia. Uma alternativa para quem não tem pressa ou que apresenta sensibilidade nos dentes é o clareamento feito em casa, porém sempre com a orientação do dentista. O paciente utiliza uma moldeira com a ação de um gel à base de peróxido. O tratamento requer pelo menos 14 dias de uso ininterrupto da moldeira. Depois, é preciso fazer reidratação e fluoretação dos dentes por sete dias. CADERNO VIDA | ZERO HORA