segunda-feira, 22 de março de 2010

Além da estética, de olho na saúde!!

A função do aparelho ortodôntico é corrigir a posição dos dentes com a finalidade de facilitar a mastigação e consequentemente melhorar a estética. Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis, dependendo da avaliação do ortodontista.


Os aparelhos móveis são indicados para pequenos movimentos dentários e quem ainda está em fase de crescimento, onde pode ser aproveitado.

Já os aparelhos fixos, compostos de bráquetes colados aos dentes, são indicados quando é necessária uma movimentação maior dos dentes tridimensionalmente.

Um tratamento ortodôntico demora em média 2 (dois) anos, mas esse período pode variar dependendo de cada caso. É o especialista em ortodontia quem avalia o tempo necessário para realizar todos os movimentos necessários para colocar os dentes em suas posições corretas.

O aparelho é ativado mensalmente, trocam-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, para que se possa obter movimentos cada vez mais precisos.


Não existe impedimento no uso de aparelho por causa da idade, a limitação no uso do aparelho está na saúde geral e, especialmente, na saúde óssea dos maxilares. A limitação pode ocorrer em qualquer idade. Vale lembrar também que os aparelhos ortodônticos necessitam de alguns cuidados como evitar comer alimentos com muita fibra ou duros, manter sempre uma boa higienização, etc.


Hoje, os pacientes adultos podem contar com dispositivos ortodônticos bastante eficientes e quase invisíveis, como o chamado aparelho fixo transparente. Há cerca de 20 anos iniciou-se a busca por aparelhos fixos que possuíssem um aspecto mais agradável. No início, foram fabricados os braquetes (peças que se fixam aos dentes) de plástico, que logo caíram em desuso por se deformarem facilmente e sofrerem escurecimento. Depois, a indústria de materiais ortodônticos adotou a cerâmica como principal constituinte dos aparelhos fixos estéticos, já que esse material resiste melhor às forças produzidas pelo fio e é mais resistente às manchas.


O aparelho ortodôntico é visto, já virou moda entre os adolescentes, existem aparelhos que não chamam tanto a atenção como o metálico. Há um número crescente de adultos usando aparelhos ortodônticos, até mesmo celebridades passaram a usá-los nessa fase, influenciando a forma de pensar das pessoas.

Portanto, se você quer aliar saúde e beleza, venha conhecer nossos serviços, marque um horário e tire todas as suas dúvidas (49)3323-1160/9146-1160



Fonte: Odontologia - Brasil Escola

Um comentário:

  1. Muito bacana essa matéria e realmente temos que cuidar da nossa saúde, e quando dá pra dar uma "ajeitadinha" pra ficar mais bonito,,, melhor ainda... abraços!

    ResponderExcluir