terça-feira, 12 de abril de 2011

DOR DE CABEÇA



Toda dor tem uma origem e, geralmente, refletem uma anormalidade em alguma parte do organismo. Para os que não costumam resolvê-la com analgésicos e a tomam como advertência para algo que não esteja bem e, a partir disto, saem em busca de sua causa para tratá-la, são indicadores de que algo está errado com seu corpo. Algumas delas estão acompanhadas de febre, relacionadas com alguma infecção dentária. Normalmente, são transmitidas por movimentos dos túbulos dentinais, provocando expansões ou contrações nestes. Sabendo-se que a maior parte das patologias relacionadas ao sistema mastigatório e localizadas na cavidade oral são passíveis de infecção por penetração de microorganismos patogênicos nos tecidos orgânicos e suas manifestações mórbidas, a dor de cabeça é um sinal. Muito mais quando se sabe que estes organismos infecciosos são multiplicáveis rapidamente, tais como vírus, bactérias e fungos, é fácil entender a ocorrência, na cavidade oral, de focos infecciosos, numa área localizada contendo colônias destes organismos patogênicos. Outras dores de cabeça têm origem em disfunções do sistema masti­gatório, como, por exemplo, as da articulação tempo­romandibular ou maloclusões dos maxilares, onde músculos, ossos e dentes se articulam de forma errada, dando por isto origem a dor.

Nestes casos, os analgésicos são sempre paliativos, que se não cessada a causa que dá origem à dor, esta voltará depois de passado o efeito da medicação. Nada contra seu uso, visto que as dores de cabeça, na maioria das vezes, são desagradáveis e, em alguns momentos, com elas não podemos conviver. O correto é, assim que possível, interromper a medicação analgésica e ir ao Dentista, caso a suspeita de sua origem tenha algo a ver com a sua boca, para que este possa, sem o efeito medicamentoso, identificar precisamente qual o motivo que o está levando a sentir dor. Este tratado, a dor não voltará e se foi feito um “check up” bucal, removidas as hipóteses que poderiam tê-la causado.

Não ter dores de cabeça é um privilegiado estado de espírito. Quem já as teve por muito tempo, descobriu a causa, tratou e hoje não as tem mais, sabe a importância disto. Poder usar a cabeça só para pensar é uma dádiva e não ter o que pensar quando for hora de relaxar, sem dor de cabeça, uma benção. Só por isto já valeria tratar o que pode estar causando uma dor de cabeça. Para que ela não doa um dia, também. Quem sempre trata o que a pode estar causando, não esquenta a cabeça com isso, inclusive porque não tem dor de cabeça. Se você tem, não sossegue enquanto não descobrir o motivo. Deus nos deu cabeça para pensar e se ela doi é para nos servir de alerta, como um sinal de que algo precisa ser tratado.

É fácil saber quando precisamos ir ao Dentista por causa da dor de cabeça. É quando a temos, se bem que neste caso o problema já esteja avançado, caso contrário a cabeça não doeria. O certo é ser preventivo. Fazer visitas ao seu Dentista toda vez que as férias escolares chegarem. Não se preocupe com a possibilidade de os consultórios ficarem cheios nesta época do ano, porque se terá o ano inteiro para tratar, já que assim procedendo, nunca teremos nada mais grave para fazer, que requeira um tratamento longo de imediato. Esta é a vantagem de fazer prevenção, visitando o Dentista regularmente. A outra é sem dúvida não ter que fazê-lo por causa de uma dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário