sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cuidados com os dentes na gravidez

Cáries, sangramento na gengiva e queda de restaurações estão entre os problemas que podem surgir na gestação. Saiba por que é fundamental visitar o dentista nesse período.

Você tem receio de ir ao dentista porque está grávida? Saiba que esse período merece atenção especial dos dentes. Isso porque, com as alterações hormonais na gestação, não é raro surgir um problema na boca. E foi exatamente o que revelou um estudo realizado pela Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, em Araraquara.
Ao acompanhar 372 gestantes de São José do Rio Preto, cerca de 72% delas tinham algum problema nos dentes. "A maioria apresentou sangramento gengival, que pode ser evitado com uma boa higiene bucal em casa e visita ao dentista", afirmou Ana Rosa Kuymjian Albieri, cirurgiã-dentista e autora do estudo. Outro contratempo comum entre as entrevistadas foi o surgimento de cáries. "Há grávidas que escovam menos os dentes por causa dos enjoos. Outras se alimentam mais vezes ao dia, sem fazer a higienização adequada", diz Ana.

Risco de partos prematuros

E as complicações não param por aí. Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades Case Western Reserve e Yale, nos Estados Unidos, mostrou que doenças periodontais podem levar a partos prematuros.
Para o estudo, foi avaliado o líquido amniótico de 46 mulheres com gravidez de alto risco. Dessas, 21 tiveram o bebê antes da hora e o exame foi positivo para bactérias para 19 mulheres. Segundo o cirurgião dentista Arnaldo Takahashi, quando há uma doença periodontal causada por bactéria, o organismo libera substâncias de defesa. Uma delas é a prostaglandina, que pode induzir a contração uterina, gerar um parto prematuro e crianças de baixo peso.

Por isso, o melhor é se prevenir: fazer um controle com o seu dentista, para remover placas e tártaros, manter uma boa escovação e não abrir mão do uso do fio dental. Caso algum problema bucal apareça, por segurança, o tratamento deve ser feito, de preferência, no segundo trimestre. “Antibióticos só em casos de emergência. E se houver necessidade há anestésicos especiais que podem ser usados na gestação”, afirma Arnaldo.


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI27354-15548,00.html

Um comentário: