quinta-feira, 28 de junho de 2012


Saúde bucal da Mulher


Mulheres requerem atenção redobrada para a saúde bucal !

Segundo alguns estudos, a higiene bucal depende da fase hormonal pela qual a mulher está passando. As flutuações hormonais, comuns ao longo da vida da mulher, além de intervir no sistema reprodutivo, exercem forte influência na cavidade bucal, por agir diretamente sobre os tecidos bucais e também por afetar uma variedade de outros sistemas do corpo, que por sua vez produzem efeitos na cavidade bucal.

Puberdade, gravidez, menopausa; cada momento merece seus respectivos cuidados. Quando os níveis de hormônio estão altos as gengivas tendem a ficar mais inchadas e mais sensíveis.  Durante a gravidez, a mulher é exposta a alterações hormonais significativas, uma vez que a placenta produz altas quantidades de estrógeno e progesterona que por sua vez afetam os tecidos bucais. As cáries dentais não aumentam necessariamente durante a gravidez, porém o aumento da ingestão de carboidratos para atender às necessidades energéticas pode predispor a mulher grávida ou que amamenta a um risco maior de cáries por se expor a quantidades maiores de um substrato adequado para micro-organismos cariogênicos.

Segundo o Dr Juan Fernando Berta, cirurgião-dentista, o surgimento da gengivite pode causar danos até mesmo para o feto. A falta de assistência odontológica pré-natal materna pode predispor a mulher ao parto prematuro de bebês com baixo peso. Mães com doenças periodontais, podem ser mais propensas a dar à luz a bebês com baixo peso, do que aquelas com o periodonto normal. Essas crianças podem ser susceptíveis a perturbações de calcificação dental, juntamente com atraso no desenvolvimento dental e subsequente erupção.

Apesar da escova de dente e fio dental  serem  imprescindíveis no dia-a-dia para uma correta manutenção da higiene bucal, com os níveis hormonais alterados,  as mulheres devem redobrar sua atenção, principalmente no que diz respeito as consultas de rotina ao dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário