terça-feira, 11 de setembro de 2012

Estudo usa células-tronco de dente de leite para regeneração óssea

Um estudo aponta que células-tronco da polpa de dentes de leite, quando associados a biomateriais, fazem o osso crescer mais rapidamente, contribuindo para a sua reconstrução. Além disso, a técnica ainda diminui o risco de rejeição do implante.
A pesquisa está sendo realizada pelo implantodontista Julio Cezar Sá Ferreira, presidente da Academia Brasileira de Osseointegração, junto da geneticista russa Irina Kerkis, diretora do Laboratório de Genética do Instituto Butantã, e com os cirurgiões-dentistas doutores Sérgio Jayme e Camila Oliveira, de São Paulo. De acordo com Julio Cezar, a técnica poderá beneficiar a medicina regenerativa e a engenharia de tecidos. “Esse método pode permitir regenerar grandes defeitos ósseos com mais rapidez, custo menor e menos agressividade e sofrimento ao paciente, já que não será necessária a retirada de ossos de outras áreas do corpo para serem enxertados na área da perda óssea”, afirmou.


Segundo o implantodontista, a pesquisa é pioneira no mundo. Julio Cezar também foi o primeiro, há 25 anos, a realizar um implante dentário no Brasil. O paciente teve todos os maxilares implantados em uma cirurgia com anestesia geral que durou aproximadamente cinco horas, e foi realizada no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba.FONTE  http://www.jornaldosite.com.br/materias/saude/anteriores/edicao180/saude180_04.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário