quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tipos de Aparelhos e Acessórios na Ortodontia

Alguns querendo que apareça, outros querendo que não...

Em se tratando de aparelhos dentários, nas últimas décadas,  foram muitos os avanços tecnológicos que ocorreram para melhorar os tratamentos ortodônticos e deixar os sorrisos mais bonitos em menos tempo, com menos sofrimento e maior segurança.

Entretanto, além da área tecnológica percebemos duas frentes que veem evoluindo. A dos “aparelhos invisíveis”,  para os pacientes que não querem mostrar que usam aparelho;  e a dos “aparelhos visíveis”,para aqueles pacientes que adoram novidades e fazem questão de mostrá-las.

Em se tratando de aparelhos invisíveis existem basicamente três tipos:

1-placas transparentes

Geralmente usadas em casos mais simples.

2-ortodontia lingual

A filosofia de tratamento é praticamente a mesma do aparelho convencional, porém o aparelho é colado pelo lado de dentro dos dentes.


3-aparelho de “porcelana” ou transparente

Esse tipo de aparelho tem as mesmas características do aparelho de metal,  portanto o tratamento em si não muda, apenas fica mais discreto pois os bráquetes são transparentes.




E para aqueles pacientes que querem que o aparelho apareça e fique mais visível, são várias opções:

Aparelho metálico convencional

 

Aparelho dourado



Aparelho metálico com forma personalizada


 

Aparelho de porcelana colorida



E ainda além da variedade enorme de cores existentes das borrachinhas, agora também existem as borrachinhas personalizadas.






Cada tipo de aparelho ou acessório necessita de uma avaliação de profissional especializado para analisar a possibilidade de uso em cada caso, portanto, siga e peça sempre a orientação de seu ortodontista.





2 comentários:

  1. Onde eu posso encontra essas borrachinhas personalizadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.orthosource.com.br/portal/php/index.php
      esse material é vendido somente para dentistas, passe o link para seu Ortodontista, porém um alerta, os pacientes relatam bastante desconforto com essas borrachinhas!

      Excluir